CONCEITO
Um velocímetro é um instrumento de medida da velocidade instantânea de um corpo em movimento, como um automóvel ou avião.
Seu mecanismo pode ser mecânico ou eletrônico, conforme o modelo do veículo. Nos modelos mecânicos seu movimento é gerado através de um cabo de aço ligado á roda ou cambio do veículo, o qual transfere o movimento ao instrumento. O velocímetro por sua vez opera com indução magnética, o qual o eixo do ponteiro flutua sobre um imã com a carga certa para cada modelo.
PRINCIPAIS DEFEITOS
Entre os defeitos mais comuns deste sistema estão o rompimento do cabo, quebra do pinhão propulsor do cabo, ou até mesmo danos no câmbio do veículo. O instrumento pode sofre com falta de lubrificação por ressecamento, vibrações vindas do conjunto propulsor ou vida útil atingida.
Já o velocímetro eletrônico recebe um sinal em hertz de onda quadrada oriundo de um sensor ligado ao câmbio, diferencial ou ao sistema de abs do veículo caso o tenha. Este sensor pode ser de efeito hall ou magnético tocado pelo movimento de um pinhão rotativo ou uma roda fônica para modelos hall.
Entre os defeitos mais comuns estão os danos ao sensor por vibrações ou danos elétricos, mau contato, chicote rompido, danos na placa eletrônica do painel ou no motor propulsor do ponteiro quando aplicável.
Um velocímetro nessas circunstâncias pode não funcionar ou informar uma velocidade incorreta, colocando a vida do condutor e demais ocupantes em risco, além de gerar multas por excesso de velocidade.
Nós efetuamos o reparo do seu velocímetro com equipamentos de ponta e garantia!