CONCEITO
O indicador de temperatura do veículo, tem a função de informar ao condutor em qual temperatura o motor está operando, afim de alertá-to quando o motor está exercendo uma força anormal gerando esse aquecimento ou quando há danos no sistema. Alguns sistemas utilizam apenas uma lâmpada espia, que só se acende no momento em que o motor está sofrendo um superaquecimento. Nos modelos bem mais antigos, o sistema era composto por um cano de cobre ligado ao bloco do motor e ao instrumento no painel, dentro desse cobre continha mercúrio como nos termômetros antigos caseiros, que ao sofrer aquecimento expandia e empurrava o líquido até chegar ao painel e empurrar o mecanismo com um ponteiro indicador que opera dentro de uma escala de temperatura. Nos modelos não muito antigos e atuais, o sistema e composto um sensor termistor instalado ao sistema de arrefecimento do motor, que modifica um valor resistivo ômnico conforme a temperatura e envia para o instrumento no painel que interpreta os valores e exibe em uma escala de frio, médio e quente, através de um ponteiro indicador eletrônico ou display digital com barras. Atualmente os indicadores de temperatura estão sendo substituídos por luzes que mudam de cor conforme a temperatura, sendo azul para frio, laranja para médio e vermelho para quente.
PRINCIPAIS DEFEITOS
Entre os defeitos mais comuns, então mau funcionamento do sensor, defeitos no chicote elétrico do veículo, defeitos em aterramentos do motor, defeitos na placa eletrônica do painel de instrumentos ou descalibramento e danos do indicador.
Nós realizamos o reparo de todo o sistema de indicação de temperatura do seu veículo.